My Image

Gengivite e Periodontite

A gengivite consiste na doença relacionada à gengiva, caracterizada por inchaço, vermelhidão, que sangra ao escova e/ou ao passar o fio dental. Normalmente causada por má higiene bucal, mas que também pode ser causada por fatores que retém placa bacteriana, por exemplo, o excesso de material restaurador deixado numa restauração mal executada.

Nós tratamos a gengivite realizando a remoção de placa bacteriana e cálculo dental (tártaro), além da correção das restaurações insatisfatórias, caso estas sejam a causa da gengivite. Para se atingir o sucesso do tratamento, é de grande importância a colaboração do paciente quanto à melhora na higienização dos seus dentes (escovação adequada e uso de fio dental).

Aqui na clínica o tratamento da gengivite é complementado com uso de laser terapêutico, importante na descontaminação das áreas gengivais inflamadas.

My Image

Gengivite

My Image
My Image

Periodontite

É a fase da doença periodontal que atingiu os tecidos de suporte do dente, causando perda óssea. Quando uma gengivite não é tratada, a doença pode progredir para a periodontite. Os sinais clínicos da periodontite são, além do sangramento, presença de bolsa periodontal e num grau mais avançado, mobilidade dental e perda do dente.

Devido a inflamação persistente, as fibras que dão sustentação a gengiva se alteram e esta gradualmente vai se separando do dente, criando um espaço (bolsa periodontal), facilitando o acúmulo de resíduos e a proliferação de bactérias, perpetuando a inflamação (ver ilustração). Requer tratamento o mais breve possível, pois a periodontite pode levar a perda do dente.

Aqui na clínica o tratamento da periodontite é complementado com uso de laser terapêutico, importante na descontaminação das áreas gengivais inflamadas.